Como vimos, a doença inflamatória intestinal é um problema que ataca o trato gastrointestinal de várias formas, em decorrência de uma inflamação crônica. Os sintomas comuns desse tipo de doença são: diarreia e intensa dor abdominal.
FAQ CEO
Todas substâncias podem provocar efeitos colaterais, até mesmo chás. O tratamento dessas doenças é realizado com vários tipos de medicamentos que são adequados ao tipo e a gravidade da doença de cada paciente. Mas logicamente que os benefícios superam muito os riscos.
Sim, poderá ter filhos. Mas deve planejar a gravidez com seu parceiro e seu médico. O correto é engravidar quando o tratamento estiver funcionando e o intestino sem inflamação. Nesse caso o médico orientará sobre as medicações que poderá usar e as que não poderá usar, e você estará apta (o) para cuidar do bebê sem os sintomas desagradáveis da doença. Em mulheres com a doença em crise, além do desconforto de dor, diarréia, fraqueza, anemia e todos os sintomas da doença, há probabilidade maior de parto prematuro e da criança nascer com baixo peso. Em torno de 5% dos pacientes com DII terão filhos com uma das doenças, então consideramos uma chance pequena. Ou seja, você tem 95% de chance de não ter filhos com DII. No caso de você casar com uma pessoa que também tenha DII aumenta muito a chance, para mais de 30%. 15. Meu filho (a) tem uma dessas doenças, que médico devo procurar? O ideal é procurar um médico especialista nessas doenças. Surgiram tratamentos e condutas novas nos últimos anos que são muito importantes para evitar as complicações e cirurgias. O especialista para crianças geralmente são os gastroenterologistas pediátricos.