A catarata é a opacificação de uma lente natural do olho, que se chama cristalino. Essa opacidade causa perda de nitidez e embaçamento da visão. Seu aparecimento mais frequente é após os 65 anos, mas pode ocorrer em qualquer idade.
Tratando a Catarata com implante intraocular
O tratamento da catarata consiste na remoção do cristalino opaco, substituindo-o por uma lente artificial intraocular. É uma microcirurgia rápida que proporciona uma visão límpida já no dia seguinte e possibilita o tratamento do outro olho em poucos dias. Em muitos casos o implante da lente corrige graus preexistentes, permitindo que a maioria dos pacientes operados deixe de usar óculos para suas atividades cotidianas.
De olho nos sintomas
Em casos muito avançados, a catarata pode ser vista a olho nu, na forma de mancha branca ou amarelada. Mas no início é preciso estar atento aos sinais. Conheça abaixo os possíveis sintomas. Na dúvida, marque uma consulta com o seu oftalmologista.
- Visão embaçada em momentos alternados
- Sensação de que o óculos está permanentemente “sujo”
- Piora gradual da visão
- Pessoas e objetos parecem amarelados e distorcidos
- Maior necessidade de luz para enxergar com nitidez
- Miopia aumentada
- Visão dupla
FAQ CEO
A catarata pode acometer apenas um, ou ambos os olhos, dependendo de sua causa. A catarata relacionada à idade, doença sistêmica ou ao uso de corticosteroides sistêmicos, geralmente é bilateral e assimétrica, ou seja, pode estar mais avançada em um dos olhos. Poderá ser unilateral se for secundária a doença ocular, ou ao trauma do olho acometido.
Sim, a deficiência visual causada pela opacificação do cristalino pode ser revertida com tratamento cirúrgico, no qual a lente natural opaca é removida e substituída por uma lente artificial transparente, chamada de lente intraocular.