A cirrose pode ser definida como a formação de cicatrizes no fígado causadas por uma lesão, na maioria dos casos consequência do abuso de bebidas alcoólicas ou resultados de hepatites crônicas. O fígado é um órgão que tem a capacidade de regenerar a lesão quando eliminado aquilo que está causando o dano.
FAQ CEO
Só uma determinada percentagem dos infectados com as hepatites víricas vem a ter cirrose. A hepatite A nunca provoca cirrose. Dos que contraem hepatite B, 5% ficam com o vírus para sempre, dos quais 20% evoluem para cirrose a médio/longo prazo. Naqueles com hepatite aguda C cerca de 80% permanecem para sempre com o vírus; destes 20% vêm a desenvolver cirrose.
Evitar o excessivo consumo de bebidas alcoólicas e vacinar-se contra a hepatite B. Quanto à hepatite C, actualmente, os grupos de maior risco são os toxicodependentes e aqueles com relações sexuais de risco (múltiplos parceiros, relações desprotegidas). Deve promover-se a não partilha de seringas ou outro material utilizado no consumo de drogas, bem como o uso do preservativo.